Bom, primeiramente não fui eu que fiz o tutorial e sim AKA1239..é um pouco curto, porém quem gosta de sangue e não consegue fazer o tal muito bem, aconselho a ver!
Tuto:
aqui esta o resultado. mostrando o certo e o errado.(NO MEU PONTO DE VISTA)
http://www.swfme.com/view/1104502
o ponto verde representa o ponto de partida do sangue.
as linhas representam o alcançe angular do sangue.
como voces podem ver, há uma grande quantidade de sangue, ou seja, a ferida é brutal! xD
por isso esta jorrando sague pra tudo quanto é lado.
bote mais ou menos 4 frames do sangue seguindo a sua direção (pra cima, pros lados etc) sempre aplicando easing, a cada frame diminua o distanceamento das particulas em relação ao onion skin, ou seja, diminuindo sua velocidade, devido a ação da gravidade.
na imagem acima voces podem ver que o onion skin esta representado pela parte mais clara do sangue.
observem que no 5º frame a ação da gravidade anula a força que estava "empurrando" as particulas para cima, porem, a força que as faz ir para os lados nao se torna nula, elas so se tornarao nulas pela ação do atrito com o ar que obviamente demora muito mais do que a gravidade.
o resto é facil, sempre usando o easing a cada vez q as particulas descem, mais rapidas elas ficam ate atingirem a velocidade maxima correspondente a sua massa (tecnicamente peso).
nao se esquaça tambem de sempre diminuir gradativamente a força que as joga para os lados (esquerda e direita) devido a resistencia do ar como falei um pouco acima, diminua ate se tornarem totalmente retas para baixo, isso dependera tambem da altura que as particulas estao sendo lançadas..
bom...fazer isso so depende de voce e de suas noções de fisica e easing(timing).
boa sorte! :wink:
desculpem-me. eu so sei explicar desse jeito.
Créditos: Stickman e Aka 1239.